Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou ao Brasil no início da manhã desta terça-feira (23). A aeronave posou no Aeroporto de Guarulhos e, após passar por trâmites alfandegários, seguirá para o Rio de Janeiro, onde as doses serão entregues à Fiocruz.

Na Fiocruz, as vacinas vão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.

O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24) para serem incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

O Ministério da Saúde não informou quando será feita distribuição das doses e quantidade que cada estado receberá de vacinas.

O Instituto Butantan, em São Paulo, também comunicou que vai entregar outros 3,4 milhões de doses da CoronaVac esta semana.

A expectativa inicial era a de fazer oito re/messas diárias de 426 mil. Entretanto, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto, já nesta terça-feira serão entregues 1,2 milhão de doses.

No sábado, há a previsão de entrega de mais dois lotes do IFA (ingrediente farmacêutico ativo). Com isso, a expectativa é que a Fiocruz produza mais 2 milhões de doses.

Vacinação suspensa

Várias capitais suspenderam ou restringiram a vacinação por falta de doses. Entre elas estão o Rio de Janeiro, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis, Macapá e São Luís.

No estado do Rio, a vacinação da primeira dose também foi suspensa, na semana passada, em Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Duque de Caxias e Guapimirim.

Com informações do portal G1.com